Publicado por: walterrodriguesfilho | 12/08/2011

Solidariedade e Assistencialismo


Nossa Constituição Federal fala num Estado Solidário.

Além de estar lá na Constituição e ser um dever de todos nós eu concordo com a fórmula que tem o propósito de aproximar os Estados Federados da União, diminuindo as diferenças econômicas e sociais, promovendo assim a UNIDADE, a COMUNHÃO que em última análise se identifica com a PAZ E LIBERDADE.

ASSISTENCIALISMO, por outro lado, não está escrito na Constituição Federal e o termo só frequenta as páginas policiais sobre corrupção e falta de ética na política, além de ser uma conduta tida pelos cientistas políticos como DANOSA à qualquer sociedade.

O problema é que ASSISTENCIALISMO e SOLIDARIEDADE são primas irmãs, compartilham o mesmo DNA e POR ISSO CONFUNDEM muita gente.

Explico…

É uma questão de grau, de saber passar a régua que divide o campo da solidariedade do campo do assistencialismo. Elas se encontram nos dois extremos de uma reta. O marco separatório divide o campo da VIRTUDE do campo da IMORALIDADE.

Assistencialismo CORROMPE o indivíduo e o torna PREGUIÇOSO induzindo-o a se conduzir vendendo seu voto, vendendo sua liberdade em troco de alguns fáceis trocados no bolso. É o primado da irresponsabilidade. Essa é a metodologia de muitos políticos para a mantença do curral de votos ano após ano. Escolhe um punhado de almas fracas (mas que tem cada um um voto…) para aplicar a prática corruptora de almas: – assistencialismo.

Já a solidariedade é nobre e virtuosa…enobrece e salva almas, ensina a pescar sem dar o peixe…só de vez em quando nas emergências.

Solidariedade é atender  na emergência mas “ensinar a pescar” EXIGINDO que o sujeito alvo da solidariedade FAÇA POR SI SÓ e SEJA RESPONSÁVEL.

Para terminar vou dar um exemplo banal mas ilustrativo quando se trata no âmbito dos Estados Federados na União Brasileira:

1. Suponha que o Estado de Minas Gerais tenha 1 milhão de habitantes e arrecade em impostos 1 milhão de reais.

2. Suponha que outro Estado “X” do Brasil tenha 1 milhão de habitantes também mas arrecade apenas 100 mil reais de impostos.

Como se vê no exemplo, os habitantes do Estado de Minas são mais eficientes e produzem mais riquezas gerando 1 milhão de impostos para serem investidos no próprio Estado de Minas ajudando os contribuintes de Minas assim como a população pobre de Minas.

MAS O PRINCÍPIO DA SOLIDARIEDADE ENTRE OS ESTADOS FEDERADOS determina, POR EXEMPLO, o seguinte:

- que se pegue 100 mil dos impostos gerados por Minas Gerais (que foi de 1 milhão) e se passe para o tal Estado “X” que agora fica com 200 mil de impostos. Assim Minas fica com 900 mil de seus próprios impostos e o Estado “X” mais pobre fica com 200 mil (100 mil gerados por si próprio e outros 100  mil recebidos de Minas). ISSO É solidariedade.

JÁ O ASSISTENCIALISMO seria assim:

- Minas gerou 1 milhão e o Estado X gerou 100 mil. Daí toma-se 450 mil de Minas e passa-se para o Estado X que fica com 550 mil e Minas também.

ISSO É ERRADO pois estimula a preguiça daqueles habitantes do Estado X, pois eles sabem que não precisam trabalhar duro e com afinco como os mineiros para terem sua arrecadação majorados. Enquanto isso Minas se sente desprestigiada e desestimulada gerando o sentimento de SECESSÃO, de SEPARATISMO.

É porque diante do ASSISTENCIALISMO Minas sabe que não importa o quanto ela trabalhe pois SEMPRE SERÁ dividido os seus impostos entre aqueles ACOMODADOS.

Como o Estado X tem o mesmo número de votos que Minas, o peso na União é o mesmo fica o sentimento de injustiça, de algo muito errado.

EM CONCLUSÃO:

- SOLIDARIEDADE tem que ser aplicada em TODOS OS NÍVEIS da vida pública de forma a se diminuírem as diferenças entre as pessoas, as regiões e os Estados pois promove a unidade PELA IGUALDADE QUE É A COMUNHÃO FINAL da sociedade, fórmula de paz e prosperidade.

- ASSISTENCIALISMO  promove a desunião, o SEPARATISMO e o ódio social.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 514 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: